quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Assuntos polêmicos - Mulheres, feminismos e Feminicidade!

Olá Divin@s!

Vocês estão bem? Como está essa semana que parece ter 180 dias? Como começamos a semana com assuntos polêmicos mamilos fiquei instigada a continuar. Porque somos divas que adoram ver o circo pegar fogo colocar assuntos sérios em discussão.



Claro que o que me impulsionou a isso, além de toda a minha vida feministando pelo mundo, uma reportagem vinculada no Bom Dia Brasil no dia 10/02 referente a agressão/assédio de mulheres no carnaval. Veja o vídeo e depois a gente continua.

Assistiu né? Então você viu que 8 em cada 10 mulheres já tiveram o corpo tocado por um homem sem ter autorizado. Três em 10 disseram que foram beijadas à força. Oi? Como? E, se você é mulher, provavelmente já esteve entre essas, certo? Então vamos lá! Eu juro que vou ser bem suscinta no assunto, embora ele reserve muita e muita conversa. Por milênios a mulher foi colocada, sim ela foi colocada, ela não pediu para estar lá, ok? em um papel de inferioridade e submissão. Tempos em que a nossa "civilidade" simplesmente não enxergava a sociedade e gênero de forma racional. As mulheres lutaram e lutam até hoje para que seja reconhecido e eu digo mais do que reconhecido, que seja internalizado e aplicado políticas que estão voltadas para a igualdade. 



Mas parece que nosso ambiente social, ainda não quer largar essa ideiazinha de que eu domino você, você me serve, eu quero você, você não tem opinião e sede, eu só faço determinadas coisas  árduas e difíceis e você só faz as coisas menores que são só para você. E isso não é invenção minha! Vocês viram, na própria reportagem, os relatos. E a cada dia essa é uma matéria de pauta, de discussão, de "como vamos fazer para que isso mude?". 

E como eu falei, lá na segunda e já fazem uns 100 dias,talvez essa seja uma causa pela qual lutar. Uma causa que você se encaixe, que é a sua vida, que você vive. Eu já fui assediada, provavelmente você já foi assediada, e se não nos movimentarmos de alguma forma, eu tenho certeza que a minha sobrinha de 8 anos também vai ser assediada. 

A minha diquinha, se você estiver em Brasília, vai acontecer a co-criação do evento Feminicidade nesse sábado dia 20/02 às 10h no teatro Dulcina (que fica no Conic). 



E esse evento que já acontece em São Paulo vem questionando: o que é ser mulher em uma cidade hoje? Qual o espaço da mulher na cidade? Além da co-criação vai acontecer palestras, depoimentos, rodas de debate e tudo mais que surgir. Se quiser saber mais da uma olhada no site! E é claro que eu vou estar lá! Porque eu quero fazer parte disso, dessa causa que também é minha, que também sou eu. Ai como eu estou poética hoje! 

Então é isso! Beijo diva em vocês e qualquer informação adicional que quiser é só deixar nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Div@!

Bem-vind@ ao blog!